Investimento do Futuro ou o Futuro do Investimento?

Por Leonardo Silva

O que é o futuro? Dizem que o futuro não existe e que a única forma de fazer a diferença é no presente. Até por isso, tem esse nome, afinal é um presente. E o passado? O passado está lá com seu aprendizado e só serve como referência para erros e acertos, desde que sem o peso do arrependimento, e não pode ser mais alterado.

A grande questão meio filosófica é a seguinte: quanto sacrificar do presente em função de um futuro que ainda não existe? Mas e se esse futuro um dia existir? Então não se pode viver como se não houvesse amanhã pois se o futuro chegar, irá chegar com uma conta. Penso que o equilíbrio entre estas duas variáveis é uma arte e nesta arte esta um dos grandes desafios de vida e dos investimentos.

Você, leitor(a), deve estar se perguntando, o que isso tem a ver com os investimentos do futuro? Vou tentar explicar...e te convido a contribuir com seus comentários e ideias lá no final do artigo.

O investimento do futuro leva em consideração o retorno financeiro adicionando maior volatilidade e alavancando a sua carteira de investimentos. O investimento de risco em negócios de empresas em estágio inicial busca trazer assimetria de risco de risco e maior retorno ao seu processo de construção de valor no seu patrimônio. Desta forma, uma pequena parte do seu capital no presente deveria poder proporcionar retornos muitas vezes superior ao benchmark, que no Brasil é o famigerado CDI. Assim, um pequeno sacrifício de capital no presente pode adicionar mais volatilidade para alavancar seu patrimônio no futuro.

O investimento no futuro também é uma forma de construi-lo. Isso significa selecionar projetos de empreendedores em que você possa participar, junto com outros investidores em uma comunidade, de sua jornada de crescimento. Em geral, estes projetos não estão prontos e são como diamantes brutos para lapidação através do tempo até se tornarem joias de grande valor no mercado. E é justamente com seu capital, seu conhecimento e seu networking que este negócio pode trazer a assimetria esperada e superar em muitas vezes o benchmark do mercado em uma parte do seu portfólio. Já dizia o guru dos negócios Peter Drucker, a melhor forma de prever o futuro é inventá-lo.

O investimento do futuro também te proporciona estar super conectado com ideias de vanguarda e com pessoas positivas e que fazem acontecer. O networking e as relações pessoais que se constroem neste tipo de investimento se relevam muito interessantes e onde podem surgir novas oportunidades de aprendizado e até de outros negócios. Acreditem, pois, a própria Wiztartup é a prova de que isso acontece. A maioria das pessoas neste ecossistema não se deixam abalar por ruídos e problemas econômicos e políticos de curto prazo. Foi assim em 2020 (apesar da pandemia) e 2021. E acredito que assim será em 2022.

O investimento do futuro requer paciência e resiliência para colher os frutos. As minhas saídas de investimento raramente acontecem antes de 3 anos e a colheita que tem acontecido nos últimos tempos foi a partir de ações e escolhas feitas lá no presente de 2,017. De acordo com a a Distrito em matéria publicada na FSP, os investimentos em startups saltaram para US$ 9,4 bilhões, o que quase o dobro do que foi captado em 2020 com US$ 5,6 bilhões. E isso envolve o investimento anjo e todas as séries seguintes de financiamento na indústria do Venture Capital. E 2020, mesmo com o início devastador da pandemia, o investimento foi superior a 2019. Onde os investidores estão com a cabeça? Esta é fácil: no futuro! O ruído do presente não pode interferir na sua visão de futuro. E você sabia que toda esta indústria poderia ser 10x maior no Brasil se compararmos com dados macroeconômicos proporcionais dos EUA?

De acordo com a mesma pesquisa da Distrito, o mercado de M&A cresceu de 170 em 2020 para 247 em 2021. E vinha de 69 negócios em 2019. Após o início da pandemia, empresas e pessoas estão de digitalizando cada vez mais rápido e grandes empresas estão buscando soluções e equipes prontas para tocar estes projetos de dentro de casa. Este foi um exemplo da saída e valorização do investimento que tivemos com a compra de nossa investida xGB por um grande varejista Le Biscuit situada no Nordeste. Em minha visão, esta tendência irá ao menos se manter caso não possa continuar crescendo de forma tão acentuada. Outro movimento foi a abertura de capital de alguns empreendedores de startups e chegando à bolsa no Brasil com seus IPOs e isso representando saídas para investidores anteriores do negócio.

O número de startups já está ao redor de 14,000 de acordo com a ABstartups. Até outro dia eram 12,000. E além destes negócios, existem vários outros da economia tradicional, com potencial de grande crescimento, que podem ser bons negócios pagadores de juros acima do mercado e de bons dividendos.

2022 temos o cenário de Selic mais alta, quebra de safra, preços de commodities em alta, inflação global e aumento de juros nas economias desenvolvidas, o que prejudica em muito o mercado de renda variável. E ainda existem eleições e provavelmente muitas decisões políticas que busquem a reeleições ao invés das melhores decisões. Empreendedores adiarão seus projetos e seus sonhos por causa disso? Irão ajustar os planos sim, porém aposto que irão seguir adiante. E você investidor(a), irá deixar de apostar e construir o futuro por causa de ruídos do curto e médio prazo? 2022 promete ser mais um ano de investimentos consistentes na indústria do Venture Capital.

As decisões do presente, que é quando podemos de fato atuar, podem alterar a sua vida no futuro. Seguimos adiante com as lições do passado, foco no presente e fé de que o futuro será muito melhor se apostarmos no empreendedorismo como umas das forças principais de transformação do nosso país, que continua sendo um mar de oportunidades e que pode ser o nosso país do presente. O ano novo promete, apesar de toda a confusão e ruído que já se pode ver no mar afrente. Mar calmo nunca fez bom marinheiro e nós brasileiros já sabemos disso na prática.

Ficarei feliz com suas ideias e contribuições lá nos comentários. Feliz 2022 com muita saúde e coisas legais no presente.

Veja todas as novidades