5 falhas de Execução nas Startups

Por Leonardo Silva

A palavra Execução vem do Latim executare, “realizar, cumprir”, de ex-, “fora”, mais sequi, “seguir”. No dicionário é um substantivo feminino que significa o ato ou efeito de executar, de passar do projeto ao ato; realização.

Mas será que é simples? Por que alguns executam e outros não? Por que a empresa muda o CEO e os resultados mudam? Por que entra um novo sócio e a execução acontece?

 

  1. Tenho uma ótima ideia. Agora está fácil fazer pois a ideia é irresistível!

A ideia não vale nada, o que interessa é a execução. Essa frase não é minha e chega a ser um clichê neste mercado. Eu concordo parcialmente pois uma ideia original testada (não insight, neste artigo eu explico a diferença) pode valer entre 5% e 10% de um empreendimento. Se for original, é claro. Caso seja uma cópia de modelo de negócio existente, não vale nada mesmo. É importante falar com pessoas selecionadas e qualificadas sobre suas teses e hipóteses. Na pior das hipóteses, irá conseguir uma sócia ou sócio e/ou descobrir que seu plano de negócio seja coerente e relevante sobre a você.

Nenhuma boa ideia resiste a uma execução ruim. Já ideias mais ou menos muitas vezes prosperam e são aperfeiçoadas com uma execução acima da média. O desafio é tirar do papel e ser resiliente com os desafios.

Mas como? Siga lendo o artigo...rs.

 

  1. Vou testar a ideia e deixo o P&L para depois. Se o cliente gostar, vai pagar e a conta vai fechar!

Considero um erro clássico. Você precisa saber o custo mínimo de existir para sair da inércia. A chance de sua modelagem sofrer ajustes é grande pois a realidade do mercado destrói qualquer plano. Entretanto, a noção de tamanho e do investimento inicial para sair do papel é a primeira pergunta que um novo sócio ou investidor irá fazer a você. Para isso, não tem jeito, precisar determinar possíveis receitas e despesas iniciais. Se você não tem experiencia, procure ajuda ou um mentor pois muita coisa é previsível no momento zero como despesas administrativas, pesquisa de mercado, despesas de comunicação e divulgação, canais de distribuição, CPV ou CSV etc.

Se a sua ideia não fecha a conta nem no papel, não irá fechar na vida real. Ideia precisa ter preço, produto, ponto e promoção definidos, caso contrário é um insight. A conta fechar significa ter margem de contribuição no produto ou serviço para que o negócio consiga atingir ponto de equilíbrio em algum momento de sua jornada.

 

  1. O produto está testado, os clientes gostam e deve vender sem dificuldade

Não, não vende. Vencer a inércia inicial é o maior desafio. Sua empresa precisa ter os recursos financeiros mínimos para que seja conhecido (marca, alguma publicidade) e alguém (ou vários) no time fundador que saiba vender. A sua empresa precisa gerar atenção, interesse, desejo e ação em seus clientes. A geração do topo do seu funil de vendas vira do marketing, seja inbound ou outbound, para ser convertido depois. E para isso, preciso algum investimento. Por isso, a execução neste ponto passa por determinar o seu investimento mínimo de comunicar e as técnica de vendas com metas de execução aplicadas com datas, etapas (milestones) e compromissos assumidos.

O Founder precisa saber vender e isso passa por disciplina comercial e processos bem executados de forma constante, tanto na geração de novas receitas quanto na manutenção das receitas já existentes.

 

  1. Pronto, temos um plano e agora é só executar. Será? Como? Com quais ferramentas? Já executei algo antes?

Atingir um objetivo de negócio requer uma abordagem planejada e estruturada. As metas desempenham um papel fundamental nesse processo, pois são as direções claras e específicas que ajudam a orientar as ações e esforços da equipe para alcançar os resultados desejados. Estabelecer #metas é uma prática essencial na gestão empresarial, pois proporciona um senso de direção, foco e motivação para a equipe, além de possibilitar a medição do progresso e o monitoramento do desempenho.

Aqui estão alguns passos-chave para atingir um objetivo de negócio com a definição de metas eficazes:

  • Definir objetivos claros: Antes de estabelecer metas, é importante ter objetivos de negócio claros e bem definidos. Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado (critérios SMART). Eles devem estar alinhados com a visão, missão e estratégia da empresa.
  • Identificar indicadores-chave de desempenho (KPIs): Os KPIs são métricas que ajudam a medir o progresso em direção aos objetivos. É importante identificar os KPIs relevantes para o objetivo em questão, que possam ser medidos e monitorados de forma consistente ao longo do tempo.
  • Comunicar e engajar a equipe: É fundamental que as metas sejam claramente comunicadas a toda a equipe, para garantir que todos estejam alinhados e engajados na busca dos objetivos. É importante que os colaboradores compreendam a importância das metas, como elas contribuem para o sucesso do negócio e como o desempenho deles está relacionado a esses objetivos.
  • Monitorar e ajustar: É necessário monitorar regularmente o progresso em relação às metas estabelecidas, utilizando os indicadores-chave de desempenho definidos. Isso tudo precisa de datas e compromissos para se tornar realidade.

Uma boa meta é aquela que é clara, específica, mensurável, alcançável, relevante e com prazo determinado (critérios #smartmoney ). Ela deve ser desafiadora o suficiente para motivar a equipe, mas também realista e alcançável, considerando os recursos disponíveis e o contexto do negócio.

É importante ressaltar que as metas não são um fim em si mesmas, mas sim ferramentas para guiar as ações da equipe em direção ao alcance dos objetivos de negócio.

 

  1. Não tenho mais chefe agora que sou empreendedor(a) então não existe cobrança e compromisso formal.

Mesmo? Quem faz o que? Os sócios têm responsabilidade e são cobrados? Tem a experiencia profissional e competências em sua carreira para executar esse plano?

Existem fundadores sem experiencia em #gestão ou na carreira como administradores ou que nunca tenham gerido equipes com responsabilidade executiva sobre o resultado. E não há problema nisso, desde que existam outros sócios que saibam ou que este fundador tenha o perfil e esteja disposto a aprender. Eu garanto que gerir o P&L de uma grande empresa como diretor executivo é desafiador e ser gestor de uma empresa sem tração também é por motivos diferentes. Entretanto, ter a qualificação e a experiencia faz muita diferença na hora da verdade.

O fundador e a fundadora precisam entender que a pressão por resultados é tão grande quanto e a cobrança própria ou de outros sócios deveria ser mais intensa do que a cobrança interna em uma grande empresa pois o seu risco é maior.

O investidor, como os da comunidade da Wiztartup - plataforma de investimento muitas vezes se depara com bons planos de negócio e boas ideias, mas precisa saber identificar quais são os times capazes de tirá-las do papel com metas, #KPIs claros, objetivos smart, com conhecimento e experiencia para tomar decisões.

Ao final de um ciclo de negócios, como por exemplo um ano calendário, os sócios chegam à conclusão de que não executaram o plano. A #execução foi tratada como palavra do dicionário ou com técnica, datas, responsabilidade e cobrança positiva sobre resultados? Penso que aí esta parte da resposta sobre o que é mito ou verdade no momento de levar o seu negócio a um outro patamar.

Estas são as 5 falhas de #execução de uma empresa em estágio inicial ou #startups. Se o seu negócio crescer, outros aspectos ligados a gestão de equipes, liderança, riscos e investimentos serão temas tão importantes em sua jornada. E o #investidor das próximas etapas também está de olho neles e na sua capacidade de execução.

Como eu sei um pouco de tudo isso? Te garanto que, além de estudar, já aprendi com essas falhas em todas as etapas. Tem outras falhas importantes que não citei? Conto com você leitor(a) para enriquecer este debate com suas opiniões. Let's Rock!

Veja todas as novidades