Perguntas frequentes

Inicio Perguntas frequentes

Geral

A Wiztartup é uma plataforma que permite, por um lado, que investidores participem em projetos inovadores possibilitando que se tornem futuros sócios de empresas transformadoras e de potencial para alto crescimento. E por outro, ajuda os empreendedores a captar investimento anjo de uma forma simples, segura e eficiente, através de uma rodada de captação online de fundos. A Wiztartup aplica um rigoroso critério de seleção de startups verificadas e utiliza as melhores práticas de investimento em empresas em estágio inicial de negócio e com muito potencial de crescimento. Somos uma Fintech que objetiva democratizar o investimento em capital semente e tornar qualquer pessoa em um investidor profissional.

Equity Crowdfunding é uma modalidade de investimento participativo e coletivo que possibilita a oferta pública de distribuição de valores mobiliários emitidos por sociedades de pequeno porte, de capital fechado e que faturam até R$ 10 milhões por ano.

Tem como finalidade permitir que empreendedores consigam captar recursos financeiros para financiar o desenvolvimento dos seus projetos e acesso a vários investidores qualificados que podem ajudar na evolução de seu negócio. Por outro lado, assegura que investidores possam investir em empresas inovadoras e em estágio inicial com capital reduzido e em conjunto com outros investidores através de uma plataforma digital segura que regula e organiza o fluxo de capital, de aprovações e de documentos.

 

Sim, a Wiztartup está autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para publicar e distribuir valores mobiliários de sociedades de pequeno porte. A instrução 588 (13 de julho de 2017) da CVM dispõe e regulamenta todo o processo. Leia a instrução 588 completa, aqui.

O investidor pode:

  1. Descobrir novas oportunidades de investimento em empresas de várias partes do país;
  2. Revisar todo o material, interagir com os empreendedores e ter acesso a todas as informações relacionadas com a rodada de investimentos online;
  3. Fazer todo o processo de investimentos online (seleção, pagamento, assinatura de documentos e acompanhamento do seu investimento);
  4. Ter acesso as oportunidades publicadas na plataforma em empresas selecionadas e verificadas, as quais passaram pela metodologia e avaliação da Wiztartup;
  5. Avaliar os documentos legais e os contratos de investimento participativo que já estão disponíveis independente do processo de investimentos. Foram elaborados por nossos advogados e visam proteger tanto aos investidores como os empreendedores e atuais sócios das empresas; 
  6. Participar de projetos inovadores e ajudar as startups investidas com seu conhecimento, experiencia e conexões – o Smart Money;
  7. Pode conhecer outros investidores e ampliar sua rede de relacionamentos.

O Empreendedor pode:

  1. Simplificar e acelerar o processo de captação de recursos para o desenvolvimento de sua empresa através de uma rodada de captação de investimentos;
  2. Acessar uma rede qualificada de investidores qualificados distribuída por todo o Brasil;
  3. Ter acesso a mentores, conselheiros e profissionais experientes que podem contribuir com o sucesso do seu empreendimento com conexões, experiência e conhecimento sobre o ramo de atuação;
  4. Organizar toda a rodada de captação de forma virtual desde o seu escritório e do seu computador com segurança e praticidade através de tecnologia certificada e homologada pela CVM;
  5. Disponibilizar para os investidores o seu pitch, os seus contratos e as informações do negócio de forma simultânea e clara para os investidores da rodada;
  6. Organizar sessões de Perguntas e Respostas através de um fórum de discussão em ambiente seguro.

Não somos banqueiros ou profissionais de Finanças. Nosso DNA é de investidores Anjo que já investiram em diversas empresas. Somos também fundadores e empreendedores e sabemos qual é a realidade tanto do lado do investidor quanto do lado do empreendedor. Somos acessíveis e amigáveis. Ou seja, os sócios fundadores da Wiztartup possuem ampla experiência no mundo corporativo, incluindo M&A e finanças corporativas, como empreendedores digitais e como investidores de negócios escaláveis de rápido crescimento – ou seja, somos uma empresa hands-on e fazemos todos o trabalho enquanto você foca no sucesso do seu negócio. Se escolhemos uma empresa para a captação é porque acreditamos de fato em seu negócio e procuramos investir junto com o grupo de investidores.

O investidor de crowdfunding é um consumidor interessado no seu produto ou no seu projeto com uma visão de curto prazo. O investidor da Wiztartup está interessado na sua empresa para o longo prazo e tem interesse no negócio que você está criando. Ele deseja participar do desenvolvimento do seu negócio – o Smart Money. Ele será um evangelista do seu negócio e mais um entusiasta que aportará suas conexões, conhecimento e experiência para te ajudar a melhorar o seu negócio e a criar a construir a sua comunidade.

Cadastrar-se na Wiztartup é fácil, rápido e gratuito. O cadastro é feito sem obrigação nenhuma de investir ou de captar investimento. Uma vez cadastrado, você pode conhecer as rodadas existentes ou submeter sua empresa em nosso processo seletivo para uma rodada de captação. 

As empresas normalmente chegam com um valuation quando se cadastram para abrir uma rodada de captação na Wiztartup. Muitas vezes, a empresa tem tração ou tradição de investidores anjos que já investiram. Os termos estabelecidos com investidores prévios à rodada (sejam anjos profissionais ou capitalistas de risco), normalmente servem como base para a avaliação e os termos oferecidos para os investidores da Wiztartup.

A Wiztartup, possui sua própria metodologia de avaliação do negócio da startup e consequentemente irá propor o valuation final para a rodada de acordo com critérios de potencial crescimento do negócio e de acordo com as melhores práticas do mercado.

Investidor

Não deveria ser somente para ganhar muito dinheiro! Este não é o mercado de ações. As Startups são muito mais arriscadas e mais propensas a falhar. Acredite, a ganância é um mau motivo para investir. Mas existe retorno neste tipo de investimento? Sim, desde que realizado de forma profissional, com a mentalidade de portfólio e com expectativas de ganho no longo prazo.

Claro, se você investir sabiamente, você pode ganhar dinheiro. Nosso conselho? Invista apenas naquilo que você entende. Se você é um cliente e adora o produto, é mais provável que seja um bom investimento. Se você não entende, pode ser uma má ideia investir.

Nossa opinião é que o investimento não deve ser apenas para obter um retorno. Para investir em algo tão arriscado quanto uma startup, você deve sentir algo extra que vai além do modelo de negócios. Para nós, esse “algo a mais” é a realização pessoal que recebemos ao ajudar um fundador a ter sua chance de transformar nosso mundo em um lugar um pouco melhor. Também achamos interessante aprender sobre diferentes setores quando recebemos atualizações do fundador. Investir em empresas inovadoras, transformadoras e de alto crescimento é estar conectado com o futuro antes mesmo dele chegar. É ter acesso a tecnologias disruptivas e assuntos que estão na vanguarda dos negócios. É ser um pouco empreendedor e colocar parte do seu capital excedente para criar algo novo.

E sempre tenha em mente a importância de se criar uma carteira (portfolio) de startups investidas. Os Investidores Anjos profissionais e mais bem-sucedidos do mundo todo trabalham com o conceito de carteira e de diversificação desde o início. 

Não. Para investir em uma empresa por meio da Wiztartup, você não precisa ter saldo no seu cadastro. Uma vez escolhida a startup na qual você deseja investir, você irá depositar o dinheiro em uma conta de custódia de uma instituição financeira. Se a rodada de captação for finalizada com sucesso o dinheiro será diretamente transferido para a startup investida. Caso a rodada não tenha sucesso, o dinheiro retornará diretamente para você. Todo este processo é realizado com contrato, tecnologia e segurança de acordo com a regulamentação da CVM.

Por ser um investimento de alto risco sugerimos que a alocação seja de no máximo 10% do seu capital líquido em diferentes empresas do seu portfólio. Aqui na Wiztartup você consegue montar um portfólio com investimentos a partir de R$ 1.000 em empresas verificadas e avaliadas por profissionais experientes de acordo com as melhores práticas do mercado.

Lembramos que a Wiztartup não oferece quaisquer garantias sobre a validade, efetividade ou regularidade das ofertas públicas diretas e respectivos documentos da oferta e informações apresentadas pela Startup.

Nós aderimos às melhores práticas, como a criptografia do navegador, armazenamos todos os nossos dados em servidores em instalações seguras e implementamos processos e procedimentos sistêmicos para proteger e armazenar dados. A comunicação na plataforma é criptografada via SSL durante o trânsito e a criptografia no nível do banco é utilizada para informações confidenciais. Limitamos o acesso às suas informações pessoais e financeiras apenas aos funcionários com acesso autorizado. Tanto Startups quando Investidores somente tem acesso a dados de seu painel de operações ou de seu portfólio.

 

A maioria das empresas que captam recursos na Wiztartup são empresas que estão em seu estágio inicial (early stage) e as empresas que possuem capital aberto na Bolsa de Valores de São Paulo são empresas já maduras, de setores mais tradicionais e com modelos de negócio amplamente comprovados. Aqui detalhamos alguns diferenciais: 

  1. É mais arriscado investir em startups: Nunca invista mais dinheiro do que você está disposto a perder. Startups e pequenas empresas são difíceis, estão expostas a muitos desafios e muitas vezes os negócios não se sustentam no longo prazo;
  2. Os resultados geralmente são binários: As startups podem ganhar milhões em alguns anos ou ir para a falência assim como empresas já estabelecidas. Entretanto, os riscos são maiores pois ainda precisam ter produto testado e adequado, tração com clientes e atingir equilibro financeiro sustentável. Ou seja, o ganho é a longo prazo e a perda pode ser a curta prazo.
  3. É preciso manter por longos períodos de tempo (mínimo entre 3 a 7 anos): praticamente ainda não existe um mercado secundário de negociação destes contratos e é muito difícil você conseguir revender sua participação. Você vai manter seu investimento por anos antes de conseguir ter um retorno.
  4. O seu dinheiro vai diretamente para o negócio: Seu dinheiro ajuda fazer crescer o negócio. Não vai para o bolso de Bancos, fundos ou investidores de ações. 
  5. Há mais benefícios, regalias e envolvimento com o negócio: Muitas startups possuem benefícios para seus investidores, como acesso VIP para seus produtos, créditos ou descontos para compras etc. Tudo isto faz parte da experiencia de estar mais próximo do time de empreendedores.
  6. Você pode ser um Investidor Anjo: As empresas neste estágio estão construindo suas comunidades e inserindo e testando seus produtos e/ou serviços no mercado. Você pode contribuir diretamente com elas de uma forma única usando seu conhecimento, experiência e networking. Isso costuma ser algo muito gratificante e empolgante por fazer parte de algo que está moldando o futuro.

 

Não. Nenhum valor ou taxa é cobrado do investidor para fazer um aporte de investimento em na startup escolhida. A Wiztartup cobra uma remuneração de 10% do investidor de taxa de performance no momento da saída do investimento. A saída do investimento é quando sua participação na startup é vendida para um terceiro por valor superior ao da conversão de sua participação, ou seja, é quando você tem retorno sobre seu investimento. Existe somente uma despesa administrativa de R$ 100 para o processamento dos seus dados e dos acordos de investimento.

Sim. Cada rodada de captação possui um foro privado onde todos os investidores interessados podem perguntar e/ou tirar dúvidas com o/s fundador/es da empresa. As perguntas e respostas ficam restritas para cada rodada em particular e todos os investidores interessados podem, além de perguntar, ler as perguntas e respostas de outros investidores interessados na mesma rodada. Isso ajuda a todos no processo de formação de opinião sobre a oportunidade de investimento.

O aporte de cada investidor é realizado através de um contrato de investimento com mútuo conversível. Entendemos que, diferente de notas conversíveis com base no modelo dos EUA e que não existe no Brasil, ou de contrato de investimento coletivo, esse modelo está amparado pela lei do investimento anjo e é o melhor instrumento legal para captar investimentos. Se trata basicamente de um empréstimo remunerado por taxa de juros com opção de conversão do empréstimo em participação societária no final do contrato. Ou seja, na prática isso acontece a partir de algum evento de liquidez – que pode ser a venda da empresa ou uma nova rodada por um fundo de venture capital – onde você tem a opção de se tornar sócio ou receber seu aporte com juros pelo período do empréstimo.

As empresas são oportunidades de investimento de Alto Risco e podem não manter seu valor ao longo do tempo. Investir em startups e pequenas empresas é de natureza inerentemente arriscada, e os fatores de risco padrão da empresa, como risco de execução e de estratégia, são frequentemente ampliados nos estágios iniciais de uma empresa. No caso de uma empresa sair do negócio, sua participação como investidor pode perder todo seu valor. Além disso, os investimentos privados em empresas iniciantes são instrumentos sem liquidez que normalmente levam entre 3 e 7 anos antes de existir a possibilidade de uma saída. (Ver Aviso de Risco).

As empresas listadas na Wiztartup são tipicamente empresas de capital fechado e suas ações não são negociadas em uma bolsa de valores pública, como por exemplo a Bm&fBovespa. Como resultado, as ações não podem ser facilmente negociadas ou vendidas. Como investidor em uma empresa privada, você normalmente recebe um retorno do seu investimento nos cenários a seguir:

  1. A empresa é adquirida por outra empresa.
  2. Um fundo de investimento ou fundo de venture capital compra a participação dos investidores. Isso é conhecido como rodadas posteriores chamadas de Série A, Série B e assim por diante. A cada nova rodada o valor do negócio sobe.  
  3. A empresa se torna pública (passa por uma oferta pública inicial na NASDAQ, na NYSE, na Bm&fBovespa (ou em outra bolsa). Conhecido como IPO (Initial Public Offering). OPA em portugues (Oferta Pública Ações). 

Quando uma empresa não consegue atingir 100% do valor mínimo dentro do período da oferta, a rodada passa a ser considerada sem êxito. Nesse caso, nenhuma transação de investimento acontecerá, nenhum pagamento será transferido e todos os Acordos de Investimento assinados por investidores individuais serão legalmente nulos.

Não podemos dar consultoria fiscal e incentivamos você a conversar com seu contador ou consultor fiscal antes de fazer um investimento. 

Nota: O investimento é feito através de contrato de Mutuo Conversível

Para poder investir através da Wiztartup, você deve ser cidadão ou residente Brasileiro. Possuir RG ou RNE e CPF. 

Não precisa necessariamente viver no Brasil pois todo o processo é online e digital.

Todos podem se inscrever no Wiztartup e tornar-se um investidor, com exceção das pessoas consideradas politicamente expostas. Para determinar se você está legalmente habilitado para investir, precisamos saber se você é um Investidor Qualificado ou um Investidor não Qualificado.

 

- O que é um investidor qualificado?

Um "investidor qualificado" é definido pela Comissão de Valores Monetários (CVM) como alguém que atenda o seguinte requisito:

  1. Tem um patrimônio líquido individual, ou patrimônio líquido conjunto com seu cônjuge acima de R$ 1 milhão (excluindo o valor da residência principal de alguém);

 

- O que é um investidor não qualificado?

Um "Investidor não qualificado" é qualquer indivíduo ou entidade que não atende à definição de um Investidor Qualificado. E se enquadram nas seguintes definições: 

  1. Possui renda bruta anual ou investimentos financeiros em valor superior a R$ 100.000,00 (cem mil reais).
  2. o valor do investimento na oferta, quando somado ao valor de R$  que já investido no ano-calendário em ofertas dispensadas de registro na Comissão de Valores Mobiliários – CVM por meio de plataformas eletrônicas investimento participativo (crowdfunding de investimento), não ultrapassa 10% (dez por cento) da maior entre: (a) Da renda bruta anual; ou (b) do montante total de seus investimentos financeiros.  

Investidores Qualificados e Não Qualificados podem fazer investimentos na Wiztartup dependendo do tipo de oferta.

Nossa primeira dica? Nunca invista mais do que você pode perder. Apenas invista naquilo que você entende. De preferência, um produto ou missão que você ama.

Faça sua pesquisa. Se você tiver dúvidas, pergunte aos fundadores. Você pode perguntar aos fundadores postando na seção de perguntas e respostas da página da campanha.

Diversifique! Construa uma carteira (portfolio). É melhor fazer vários investimentos pequenos em vez de apenas um grande. Além disso, isso ajudará você a aprender mais. Olhe para outros investidores. As avaliações de inicialização podem ser difíceis de entender para um novo investidor. Se os termos parecerem absurdos, verifique se um investidor experiente também investiu sob eles. Se não, aguarde.

Seja útil. Tente ser útil depois de investir. É mais divertido. Além disso, ser conhecido como um investidor útil pode, eventualmente, levar a ser convidado para o nosso próximo clube VIP.

 

Startup

Para poder fazer uma rodada de captação através da Wiztartup, segundo a Instrução 588 da CVM, a empresa precisa estar legalmente constituída no Brasil e possuir um CNPJ. 

Normalmente as empresas são do tipo Ltda (Limitada) ou S/A (Sociedade Anônima). Ou seja, não há restrições quanto ao seguimento de atuação ou tipo de mercado. Aqui na Wiztartup nós gostamos de bons negócios. E estes são apresentados para nossos investidores.

 

Independentemente do escopo do seu empreendimento, nossa expectativa é que você dedique tempo e esforço para pesquisar, validar e executar sua ideia. Os investidores da Wiztartup normalmente não estão interessados ​​em financiar ideias ou projetos. Eles procuram financiar produtos testados, hipóteses de negócios já validadas – ou seja, empreendimentos que mesmo em estágio inicial já sejam empresas e negócios.

Portanto, recomendamos que as empresas atendam aos seguintes requisitos mínimos:

  • Já possua um produto ou protótipo mínimo viável (MVP);
  • Tenha realizado prova de conceito (inclui tração, carteira de clientes recorrentes ou parcerias formalizadas com clientes);
  • Pelo menos dois membros da equipe dedicados ao negócio em tempo integral;
  • Uma empresa que já possui CNPJ; 
  • Consiga demonstrar com clareza o seu mercado de atuação, proposta de valor e qual problema resolve para o seu cliente ou que benefício oferece ao seu cliente;
  • Não há preferência por B2B ou B2C. Não há preferência por setor de atuação. Não precisa ser empresa de tecnologia. Precisa ter um modelo de negócio de alto crescimento e modelagem escalável.

Não existe uma empresa típica na Wiztartup, mas as empresas que obtiveram sucesso até o momento geralmente compartilham as seguintes características:

  • Preferimos modelos de negócio escaláveis, inovadores ou que atendam um novo mercado ou clientes;
  • Startups captando entre R$100.000 e R$ 5.000.000;
  • Empresas que desejam aumentar as Rodadas Sementes (Seed), Rodadas de Série A, Rodadas de Ponte (Bridge) e Rodadas de Crescimento (Scale Up);
  • Empresas que já possuam termos de financiamento e atraíram um investidor líder.

  

Os membros da equipe de fundadores precisam criar uma conta pessoal na Wiztartup. Depois de se inscrever e entrar ... Uma vez que seu usuário é aprovado você poderá criar uma oferta, fazendo click no botão de “criar um ativo”.

O tempo necessário para concluir uma rodada de captação bem sucedida pode variar muito dependendo do valor e do tipo de negócio. Mas as empresas devem esperar que leve um mínimo de 60 dias e uma média de 90 dias para rodadas bem sucedidas concluídas.

A CVM limita o tempo máximo de uma rodada aberta em 180 dias.

Com o objetivo de proteger os investidores, as empresas são obrigadas a atingir uma meta de financiamento mínimo para ter uma rodada de fundos bem sucedida. Portanto, os investimentos não são efetivados até que a empresa atinja sua meta de financiamento e complete todas as outras condições de fechamento. Quando os investimentos são iniciados através da plataforma Wiztartup, os recursos da subscrição são mantidos com segurança em uma conta de depósito de custodia de uma Instituição Financeira. Uma vez cumpridas todas as condições de fechamento, o dinheiro é liberado para a empresa e os investidores receberão uma via final do contrato. Se todas as condições de fechamento não forem atendidas, os valores de subscrição são devolvidos aos investidores pelo agente de custódia. A Wiztartup jamais recebe ou custodia fundos de investidores em qualquer momento durante o processo de investimento.

O perfil da sua empresa não será visível até que você tenha atendido aos requisitos para ser publicado como uma empresa pronta para iniciar uma rodada.

Sim. A startup pode escolher um aporte mínimo para ser realizado por investidor. Isto é feito durante o processo de configuração da rodada.

As informações gerais, uma vez aprovada sua rodada, são de acesso público na página principal da Wiztartup, atendendo a Instrução normativa 588 da CVM.

No entanto, como investidores e empreendedores, entendemos a importância de proteger informações sigilosas. Por isso, para acessar o resto das informações os investidores precisam acessar nossa plataforma mediante Login/Senha e cadastro completo.

 

As seguintes taxas e despesas reembolsáveis podem variar dependendo do tipo de oferta.

O custo é de 7% cobrado sobre o valor total arrecadado na finalização de cada rodada bem-sucedida na Wiztartup.

Existe um custo fixo que vai R$0 até R$5.000, o qual é destinado para o custeio de atividades e processo de diligência, custódia, marketing e de despesas legais.

+ 3 semanas de preparação: elaboração de materiais, documentação da rodada e estratégias de divulgação;

+ 1 semana de due dilligence.

Isto é extremamente importante para contribuir com o sucesso de sua rodada! Você debe colocar absolutamente todas as informações relevantes para captar a atenção do investidor.  

Se você colocar informações em excesso, dificilmente alguem vai ler até o final. Desta forma, entendemos que a questão é muito critica.

Calma, para te ajudar escrevemos um guia!