Aviso de Risco

Inicio Aviso de Risco

Termo de Ciência de Risco

 

É extremamente importante que todos os pontos indicados neste Termo de Ciência de Risco sejam lidos com atenção e cautela. Antes de aceitar uma oferta, leia com atenção as informações essenciais. Caso necessite de aconselhamento sobre investimentos ou sobre os documentos disponibilizados pela Startup por meio da Plataforma, consulte um profissional qualificado, como analistas de investimento, advogados, para que tenha plena visualização dos riscos envolvidos.

 

Os riscos de se investir em um mercado de startups são consideráveis e devem ser avaliados pelo investidor. Há a probabilidade de astartup falhar ou não gerar o retorno esperado durante os primeiros anos e, num cenário de eventual insolvência da empresa, é possível a perda integral dos valores investidos, e a plataforma estará totalmente isenta de responsabilidade, salvo se tiver agido com culpa ou dolo. Caso seja obtido algum retorno, também é possível que esse ocorra em período superior àquele inicialmente estimado.

 

Além disso, existe o risco de insucesso do empreendimento, seja por problemas relacionados à estratégia, ao produto, ao mercado, erros operacionais, erros de gestão e desentendimentos do time gerencial, entre outros.

 

Além dos riscos inerentes ao investimento em empresas em etapa inicial, empresas e investimentos em geral estão sujeitos a riscos adicionais e imprevisíveis, comuns a qualquer investimento, inclusive, no Brasil.

 

Por essas razões, recomenda-se que o investidor invista apenas uma porcentagem do seu capital nessas startups embrionárias, tendo-se em vista o risco envolvido neste tipo de negócio.

 

Assim, ao assinar o presente Termo de Ciência de Risco, o investidor terá declarado automaticamente que teve acesso às informações essenciais da oferta pública, em especial aos alertas de risco, bem como de que está ciente[1]:

 

  • Da possibilidade de perda da totalidade do capital investido em decorrência do insucesso da sociedade empresária de pequeno porte;
  • De que ao optar pela conversão do investimento em participação na startup[2], estará sujeito ao risco advindo da aquisição de títulos imobiliários o que, em eventual cenário de insolvência da empresa, poderá acarretar em riscos aoseu patrimônio pessoal;
  • Dos riscos associados à detenção de posição minoritária na sociedade empresária de pequeno porte, considerando a influência que os seus controladores possam vir a exercer em eventos corporativos como a emissão adicional de valores mobiliários, alienação do controle ou de ativos, e transações com partes relacionadas;
  • Do risco de crédito da sociedade empresária de pequeno porte, quando da emissão de títulos representativos de dívida;
  • Do risco associado às dificuldades que possa enfrentar para vender valores mobiliários de sociedade empresária de pequeno porte não registrada na CVM e que não são admitidos à negociação em mercados regulamentados;
  • De que a sociedade empresária de pequeno porte não é registrada na CVM e que pode não haver prestação de informações contínuas pela sociedade apósa realização da oferta; e
  • De que não existe obrigação, definida em lei ou regulamentação, da sociedade empresária de pequeno porte que não sejaconstituída como sociedade anônima em transformar-se neste tipo de sociedade;

 

Mais uma vez, é recomendável que o investidor não faça aportes muito expressivos, a fim de não comprometer todo o seu patrimônio em caso de perda e que também diversifique o investimento aplicando em vários setores, diluindo, assim, o risco. Caso a empresa que recebeu o investimento se torne insolvente, há grande probabilidade que os valores investidos não sejam devolvidos, sendo certo que a Startupbuster não terá qualquer tipo de responsabilidade neste sentido.

 

Deve-se ainda apontar a necessidade de o investidor analisar com cautela todas as informações sobre as startps em que tenha interesse em realizar investimentos, inclusive no que se refere aos seus planos de negócio e como pretendem evoluir no mercado. O investidor deve entender que não é aconselhável tomar qualquer decisão de investimento sebaseando em expectativas e previsões, que não têm qualquer garantia de concretização. Recomenda-se que o investidor fique atento às oscilações do Mercado e procure se informar sobre a economia nacional e internacional, observando fatores como a política econômica, taxas de juros, instabilidade da taxa de câmbio e desvalorização do Real, instabilidade de preços, políticas fiscais e regimes tributários.

 

Considerações Adicionais

 

Lembre-se: a CVM não analisa previamente as ofertas. As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou da qualidade da oferta.

 

AS SOCIEDADES EMPRESÁRIAS DE PEQUENO PORTE E AS OFERTAS APRESENTADAS NESTA PLATAFORMA ESTÃO AUTOMATICAMENTE DISPENSADAS DE REGISTRO PELA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS – CVM (ICVM 588/2017).

 

ANTES DE ACEITAR UMA OFERTA LEIA COM ATENÇÃOAS INFORMAÇÕES ESSENCIAIS DA OFERTA E PONDERE SOBRE OS RISCOS ENVOLVIDOS.

 

[1]Art. 19, inc. IV, da Instrução Normativa CVM nº 588/2017.

[2]Através de Contrato de Mútuo Conversível.