Todos querem ser um Investidor Anjo.

Por Carlos Rubinstein & Leonardo Silva

 

  1. São pessoas físicas pois só eles podem se transformar em anjos (outro tipo de participantes do ecossistema empreendedor não podem ser denominados como investidor anjo). As incubadoras, as aceleradoras ou os fundos de capital de risco (venture capital), as quais geralmente são representados por pessoas jurídicas, tão pouco representam esta classe de investidores.

 

  1. Geralmente possuem uma reserva econômica disponível para financiar pequenas empresas, conhecidas como startups. É importante salientar que todo anjo investidor deve construir um portfólio de empresas investidas. Existe uma espécie de consenso entre anjos experientes de que este portfolio deve possuir dentre 10-20 startups. A construção deste portfolio costuma levar algum tempo (anos). Neste último ponto existe um obstáculo importante que é o valor do investimento (conhecido como valor do ticket) e isto termina sendo um desafio importante para muitos investidores que gostariam de atuar como anjo mas não possuem um volume altamente significativo. Neste ponto, aqui na Wiztartup, focamos em diminuir o valor deste ticket permitindo que um número maior de investidores participe deste ecossistema e se tornem anjos.

 

  1. Apoiam o empreendedorismo fomentando a evolução dos empreendedores aportando seu próprio conhecimento, experiências adquiridas nos negócios ao longo da vida e fornecendo seu networking para possibilitar o crescimento da empresa investida. É o que é conhecido como Smart Money. Existem muitos investidores mais passivos, mas os ativos ganham a preferência do empreendedor.

 

  1. Em geral os investidores anjo tornam-se sócios das startups durante o tempo que dura sua participação, até ocorrer um evento de saída. Isso costuma representar um prazo entre 3 e 7 anos.

 

  1. Na sua grande maioria o investidor anjo investe em ideias ou projetos nos quais acredita existir um grande potencial de crescimento, de inovação ou de transformação social em um público ou região. Por tratar-se de projetos em estágio inicial, os investidores anjo esperam que pelo menos exista um protótipo ou produto mínimo viável (MVP em inglês). Embora, existam anjos para praticamente todas as etapas pelas quais atravessará uma startup. Por exemplo, tem anjos que existem em negócios já validados por clientes reais, outros investem em projetos iniciais nos quais a construção do MVP ainda está por testar e validar sua hipótese de negócios.
  2. Usualmente os anjos investem em empresas nas quais possuem algum tipo de conhecimento do negócio. Desta forma a empresa pode atuar na internet, online, offline e em diversas outras indústrias. O importante é que tenha um projeto inovador, transformador e com potencial de alto crescimento.

 

  1. Investidores anjos (professionais) não desejam gerir o negócio do empreendedor. Eles terão uma participação minoritária na empresa e ajudam a definir as estratégias e direcionar o negócio. O empreendedor é quem sempre está no comando.

 

  1. Cada investidor tem seu perfil particular. Não são todos iguais. Nem todos aceitam correr os mesmos riscos, nem todos investem no mesmo tipo de negócio. Isso varia de acordo com o perfil, a experiência e a tese de investimento de cada um.

 

Ser um investidor anjo é muito gratificante. É poder participar e estar sempre envolvido com novidades e inovação. É poder passar seu conhecimento e ajudar empreendedores. E obviamente é uma atividade que pode ser lucrativa, apesar de arriscada, se cuidar e administrar bem o seu portfólio.

 

O desafio é encontrar bons projetos, saber analisar dados e tendências, avaliar o potencial de crescimento e o perfil executor e realizados dos empreendedores. Outro desafio importante é conseguir investir em grupo e aportar uma quantia que caiba no seu bolso e na sua estratégia. Aqui na Wiztartup, temos um rigoroso critério de seleção dos melhores projetos e procuramos democratizar o investimento anjo para que todo mundo possa participar deste momento de crescimento do ecossistema brasileiro de startups.

 

Veja todas as novidades