Top 10 vantagens do investimento anjo via Equity Crowdfunding - Mais é Mais!

Amigos Investidorxs e Empreendedorxs,

Eu sou minimalista convicto e não apenas gosto como pratico o conceito do “menos é mais”. Com já disse o meu xará Leonardo da Vinci, a simplicidade é o ultimo grau da sofisticação.

Fazer o simples é muito complexo. É sempre desafiador eliminar os ruídos, os acessórios desnecessários e buscar a verdade do consumidor quando se esta construindo um novo produto ou serviço. É importante se retirar da equação e eliminar todos os vieses ideológicos, pré concepções equivocadas e dados poluentes. Falei um pouco sobre isso no artigo

Mas e quando mais é mais? Sim, mais pode ser mais em algumas situações. Por exemplo, mais diversidade em uma organização geralmente representa mais inovação. Outro exemplo, mais engajamento geralmente significa mais clientes. Obviamente isso se aplica a casos específicos e é assunto para outro post em outro dia.  

Mas o que é o Crowd? Crowdfunding? Equity Crowdfunding? Crowd? “Crowdeado”? Isso me lembra meus tempos de surfe em mar durante as férias ou feriado ou até alguns show de rock mais concorridos. Nestes casos mais é menos mesmo.

O Equity Crowdfunding no Brasil é regulado pela instrução normativa 588 da CVM, o que torna a atividade regulamentada e traz mair segurança tanto para o investidor quanto para o empreendedor. O Equity Crowdfunding é uma modalidade de investimento coletivo onde investidores financiam empresas em expansão ou startups em troca do direito de exercer uma participação societário no futuro. Nesta modalidade, o empreendedor atrai capital intelectual e financeiro para o seu negócio enquanto o investidor pode investir e participar em estágio inicial de um negócio com muito potencial de crescimento e potencial de retornos financeiros diferenciados. De fato, é o investimento anjo feito de forma online, de maneira mais democrática, prática, segura e amparada por uma regulação vigente. É importante lembrar que o Equity Crowdfunding é diferente do crowdfunding tradicional. No primeiro caso, o investidor recebe participações acionárias no negócio. Enquanto no segundo caso, quem aplica o dinheiro em um determinado negócio ganha em troca brindes, produtos e/ou serviços. É a forma mais acessível para captar recursos financeiros para um negócio ou projeto e a forma mais democrática de se investir em negócios com potencial de alto crescimento.

No mundo dos investimentos em empresas em estágio inicial e em expansão, e aqui na Wiztartup, acreditamos na força do coletivo, no poder da pessoas e relações pessoais e no efeito de rede. Acreditamos que mais é quase sempre mais. Desta forma, após bastante experiência com o investimento anjo tradicional e offline, acreditamos que o formato do Equity Crowdfunding tem muitas vantagens para o investidor e para o empreendedor.

Mas porque mais pode ser mais?

Investidor

 1. Mais empresas investidas no seu portfolio significa menos risco e mais chances de ter retorno financeiro exponencial. No investimento anjo através do Equity Crowdfunding os tickets mínimos são bem menores do que os grupos de anjos ou fundos com cotas

 2.Mais investidores acreditando na mesma tese de investimento em determinada empresa fortalece a própria convicção no investimento realizado. Ou seja, mais convicção no seu investimento pois especialistas naquele mercado ou disciplina certamente estão participando da rodada.

3.Mais pessoas no grupo significa mais networking sem precedentes e de alta qualidade, pois todos os investidores da rodada se tornam colegas de investimento e geralmente se tornam acessíveis para colaborar entre si.

4.Mais entusiastas do negócio irão ajudar o projeto a decolar. Sim, mais gente do grupo trabalhando para que seu investimento decole. Você talvez não possa ajudar muito em algum caso, mas poderá colaborar bastante em outro mais ligado ao seu conhecimento de indústria ou de área funcional.

5. Mais tempo para você focar no seu negócio e na sua atividade profissional pois os negócios enquanto investe pois os estão selecionados, o plano de negócio aprovado e as verificações fiscais, comerciais e jurídicas todas realizadas. Sendo assim, você não precisa gastar tempo procurando as empresas e negociando o melhor instrumento junto aos empreendedores. Esta atividade é essencial quando se investe diretamente nas empresas ou através de um grupo de anjos. E com mais tempo, você pode analisar mais empresas e participar de mais projetos.

Empreendedor

1.Existirão mais investidores abrindo portas, falando sobre você e o seu produto. Esses investidores poderão te ajudar a chegar naquele executivo de empresa inacessível ou te apresentar a pessoa que decide a compra em alguma empresa.

2.Serão mais pessoas para poder integrar o seu conselho consultivo. Um grupo maior traz maior diversidade, experiência e conhecimento em disciplinas de negócio que você e sua equipe não dominam. O seu conselho consultivo geralmente será de 4 ou 5 pessoas mas ele poderá ser rotativo com o passar do tempo dado o número de pessoas interessantes e interessadas.

3.Mais pessoas significa networking que se renova e se expande com mais facilidade e qualidade no decorrer do tempo. Geralmente defendemos um investimento de mais pessoas com ticket menor do que um par de investidores super poderosos com cheques vultosos. Isso, no médio prazo, significa mais equilíbrio na relação e maiores possibilidades de se manter um circulo virtuoso de novas conexões de negócios.

4.Mais conhecimento sobre novas áreas de conhecimento ou disciplinas técnicas no grupo de investidores. Mesmo que o investidor opte por não integrar o conselho consultivo, ele quase sempre estará a disposição do empreendedor para colaborar com seu conhecimento em vendas B2B, em contabilidade, em auditoria, em estratégia de ida a mercado, na área legal etc. Isso traz muito dinamismo e entusiasmo para ambas as partes.

5.Com o processo online, seguro e prático o empreendedor tem mais tempo para continuar se dedicando ao seu negócio pois a rodada de investimentos é padronizada e sincronizada em termos únicos. E o captable do empreendedor não fica poluído pois os contratos de investimentos se tornam participação quando a empresa, no final do contrato ou através de algum evento de liquidez, muda para ser uma S/A de capital fechado onde os futuros sócios de cada rodada terão ações preferencias e sem direito a voto.

O investimento anjo através do Equity Crowdfunding é uma relação equilibrada, democrática, acessível e diversa. E por isso, acreditamos na força do coletivo e do efeito de rede.

Menos é mais? Eu penso quase sempre é mais. Mas algumas vezes mais pode ser muito mais. E neste exercício minimalista me despeço do leitor(a) para não exagerar nos caracteres deste post e continuar exercitando (e nem sempre conseguindo) a importante arte da concisão e da simplicidade.

Até a próxima!

#equitycrowdfunding #investimentoanjo #investidoranjo #startups #empreendedorismo #empreender